Sociedade dos Poetas Mortos

novembro 4, 2008

poetas_mortos

Acredito que todos que já passaram pelos bancos escolares tiveram professores que trouxeram muito mais que os ensinamentos da matéria. Um docente com métodos pouco ortodoxos que acaba transformando a vida de seus alunos com ideais, até então inexplorados. Bom, eu tive alguns educadores que modificaram minha forma de enxergar o mundo, que me deixaram mais crítico e curioso, que me fizeram sonhar e ser utópico. Isso é algo que faz uma aula se tornar em um aprendizado sobre a vida. Entre os filmes que já assisti, Sociedade dos Poetas Mortos (1989) é o que faz isso com mais competência e por isso merece figurar na Sessão Influência Cinematográfica.

A Sociedade dos poetas mortos vista na obra é uma reunião de amigos que buscam sugar a essência da vida, vivendo através da poesia e usando pseudônimos de poetas mortos, criando histórias e mitos, buscando dessa forma encontrar uma existência mais prazerosa e profunda. Tudo isso a partir da influência do novo professor de literatura. A história se passa em 1959, num colégio interno. O veterano Robin Willians encabeça um elenco recheado de jovens atores (com destaque para Etham Hawke e Robert Sean Leonard) e dirigido por Peter Weir (Show de Truman). O filme concorreu em três categorias do Oscar (Melhor diretor, ator para Robin Willians e filme).

Esse longa-metragem possui vários méritos, entre eles podemos citar a bela fotografia que consegue transmitir os conflitos dos alunos, a excelente direção, a ótima atuação de Robin Willians. Assim, escolher uma cena e destacar é difícil, mas existe uma cena que sempre considerei uma das mais intensas do filme. É o momento em que o aluno Anderson se descobre poeta. Para quem quiser acompanhar, assista esse vídeo legendado. São apenas 3 minutos, acompanhe:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: